Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), realizou a primeira Conferência Municipal dos Direitos Humanos. O evento foi um espaço de diálogo e troca de experiências, reunindo representantes da sociedade para discutir políticas públicas, igualdade e cidadania.
O encontro abordou parâmetros da pluralidade social e as metas que o município busca para promover a igualdade entre diferentes segmentos da população, incluindo minorias sociais. As propostas construídas durante o evento serão posteriormente apresentadas no âmbito estadual e, em seguida, levadas ao debate nacional, que tem como objetivo avaliar como as ações de justiça social estão sendo implementadas nas cidades, nos estados e em todo o país.
Representando os Direitos Humanos do Governo do Estado, Rosa Melo elogiou a iniciativa da Prefeitura, destacando a importância de ampliar a visão sobre direitos humanos e atender às demandas da população. "Quero aqui parabenizar o Prefeito Jaime Calado e a Semtasc por todo o empenho em abrir este espaço de diálogo, permitindo que múltiplas vozes e manifestações tragam suas demandas, a fim de que melhorias possam ser debatidas e implementadas para atender a todos os grupos", afirmou Rosa Melo.
Para o Prefeito Jaime Calado, a conferência representa uma oportunidade de fortalecer a justiça social no município. "Nosso objetivo é trazer dignidade e valorização para o nosso povo. Quando oferecemos oportunidades de qualificação profissional, estamos proporcionando mais qualidade de vida e acesso a direitos e à inclusão. É assim que promovemos justiça social", destacou.
A Secretária Emília Caroline ressaltou o papel do evento como espaço de participação cidadã. "Este evento reforça nosso compromisso de ouvir cada grupo da sociedade, identificar necessidades e propor soluções que promovam inclusão, igualdade e justiça social em São Gonçalo do Amarante", afirmou a secretária.