São Gonçalo do Amarante registra redução histórica nos índices de mortes violentas

São Gonçalo do Amarante, município do Rio Grande do Norte, comemora uma queda expressiva nos números de mortes violentas, registrando a maior redução dos últimos 12 anos. De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), houve uma significativa diminuição de 25% no número de mortes violentas entre 2022 e 2023.

Para contextualizar essa conquista, é relevante observar a evolução dos índices ao longo dos anos. Entre 2011 e 2021, São Gonçalo do Amarante enfrentou variações consideráveis nos números de mortes violentas, oscilando entre 54 e 135 casos anuais. Contudo, a partir de 2022, com 52 registros, e atingindo o marco de 39 casos em 2023, o município alcançou um patamar notável de redução.

Essa melhoria é resultado de esforços coordenados e estratégicos em segurança pública, fruto de parcerias entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o Governo do Estado e o Governo Federal. O prefeito Eraldo Paiva enfatizou seu compromisso assumido com a segurança local, destacando a ampliação do efetivo da Guarda Municipal como uma das ações concretas. Em 2023, foram convocados e nomeados 29 novos guardas, devidamente treinados e em pleno exercício de suas funções.

“A colaboração estreita entre a nossa gestão, a Governadora Fátima e o Presidente Lula tem gerado benefícios substanciais para São Gonçalo do Amarante. A segurança é uma prioridade, e esses investimentos demonstram o compromisso conjunto em promover um ambiente mais seguro e protegido para nossa população”, declarou Eraldo.

Além disso, as parcerias estabelecidas pelo prefeito com a Governadora Fátima Bezerra e o Presidente Lula resultaram em investimentos significativos para aprimorar a segurança do município. Em agosto de 2023, São Gonçalo do Amarante recebeu um reforço substancial em sua frota de veículos destinados à segurança pública. Cinco novas viaturas foram incorporadas: três Renault Duster e uma Mitsubishi L200 Triton destinadas ao 16° Batalhão de Polícia Militar, e uma Renault Duster destinada à Polícia Civil, fortalecendo suas operações no município.

Não menos importante, o apoio do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), culminou na alocação de duas novas viaturas para a Guarda Municipal de São Gonçalo, parte de um conjunto de 20 novos veículos destinados ao Rio Grande do Norte.

Sobre esses avanços na segurança, o Secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Peixoto, enfatizou: “Estamos comprometidos com a proteção e a tranquilidade da nossa comunidade, e os resultados positivos refletem o empenho conjunto das instituições e o planejamento estratégico implementado.”

O empenho conjunto das autoridades e a implementação de medidas estratégicas sinalizam um panorama promissor para a segurança pública em São Gonçalo do Amarante, refletindo o comprometimento das esferas municipal, estadual e federal em garantir um ambiente mais seguro e protegido para todos os cidadãos.