São Gonçalo do Amarante é a 12ª cidade mais segura do Brasil, aponta Anuário 2023 cidades mais seguras©️

São Gonçalo do Amarante é a  12ª cidade mais segura do Brasil, aponta Anuário 2023 cidades mais seguras©️

Em um feito notável, São Gonçalo do Amarante, município do Estado do Rio Grande do Norte, conquistou seu espaço entre as cidades mais seguras do Brasil, ocupando o 12º lugar no ranking nacional, de acordo com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©️. Este reconhecimento é o resultado de uma gestão municipal visionária, liderada pelo prefeito Eraldo Paiva, que, em parceria com o Secretário de Segurança, Peixoto, conduziu uma verdadeira revolução na segurança pública de São Gonçalo do Amarante.

O prefeito, em colaboração com a Governadora Fátima Bezerra e o Presidente Lula, garantiu investimentos significativos para aprimorar a segurança em São Gonçalo do Amarante. Em agosto de 2023, a frota de veículos destinados à segurança pública foi reforçada com a incorporação de cinco novas viaturas, sendo três Renault Duster e uma Mitsubishi L200 Triton para o 16° Batalhão de Polícia Militar, além de uma Renault Duster para a Polícia Civil, fortalecendo suas operações no município.

Há poucos anos, a cidade enfrentava desafios sérios relacionados à violência, figurando como uma das cidades mais perigosas do país. No entanto, a atual administração se empenhou em reverter esse cenário, implementando estratégias inovadoras e eficientes.

O município registrou também uma queda expressiva nos números de mortes violentas, registrando a maior redução dos últimos 12 anos. De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), houve uma significativa diminuição de 25% no número de mortes violentas entre 2022 e 2023.

O prefeito Eraldo Paiva, visionário e comprometido com o bem-estar da comunidade, destaca o trabalho incansável de toda a equipe municipal. “A transformação que vivemos em São Gonçalo do Amarante é fruto de um esforço conjunto, envolvendo a participação ativa da população, forças de segurança e todas as esferas do governo. Estamos construindo uma cidade mais segura e promissora para as futuras gerações”, afirma Eraldo.

O Secretário de Segurança, Peixoto, enfatiza a importância da integração entre as instituições. “Trabalhamos incansavelmente para fortalecer nossas forças policiais, investindo em treinamento, tecnologia e estratégias eficazes de prevenção. A segurança pública é uma responsabilidade coletiva, e estamos comprometidos em garantir um ambiente seguro para todos os cidadãos de São Gonçalo do Amarante”, declara Peixoto.

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©️, uma iniciativa exclusiva da MySide, utiliza dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde para avaliar e classificar a segurança em municípios brasileiros. A presença de São Gonçalo do Amarante como a segunda cidade mais segura do Rio Grande do Norte e a 12ª no cenário nacional reflete não apenas números, mas uma transformação concreta na qualidade de vida dos seus habitantes.