Programação de folclore em São Gonçalo teve Festival, lançamento de livro, roteiro cultural e apresentações de grupos do município

A cidade que carrega o título de Berço da Cultura Popular registrou, na última semana, uma intensa programação na semana do folclore. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação Cultural Dona Militana, realizou o 1° Festival de Folclore Mestre Pedro Guajiru, que contou com uma programação que envolveu alunos das escolas municipais em apresentações culturais, oficinas folclóricas e visita a lugares históricos do município.

Para o Presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Nildo Campos, o objetivo principal foi criar uma experiência cultural imersiva nas crianças e jovens. “Os alunos tiveram a tarefa de organizar apresentações culturais que fazem parte da cultura do nosso município, que carrega o título de berço da cultura popular. A tarefa foi muito bem cumprida e pudemos observar apresentações diversas que representam o nosso folclore. Além disso, também apresentamos lugares da cidade que carregam essa história, levando os alunos ao Galo Branco de Dona Neném e ao Mercado do Artesanato, por exemplo”, conta.

14 escolas participaram da programação do evento, que contou com a participação de mais de 400 estudantes. Um desses estudantes é Lucy Silva, de 14 anos, estudante do 9° ano da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima. “A cultura da nossa cidade é muito rica e extensa, por isso, foi muito bom participar do festival e ver isso mais de perto, poder conhecer melhor sobre a história do nosso município, ensaiar e fazer uma apresentação de coco de roda, que foi a da nossa escola, foi muito divertido”, conta Lucy.

Além da programação com as escolas, no dia 22 de agosto, dia do Folclore, a Prefeitura realizou um evento que reuniu artistas, grupos culturais e autoridades para celebrar a data com maestria. O momento contou com o lançamento do livro “Tecendo a cultura popular em São Gonçalo do Amarante”, da professora Maria Teresa de Oliveira, apresentações musicais e artísticas.

O livro “Tecendo a cultura popular em São Gonçalo do Amarante/RN” é resultado de uma pesquisa sobre o folclore, os folguedos são-gonçalenses e seus personagens em diversos aspectos, como as experiências vividas, as expressões faladas e escritas de homens e mulheres que fazem e fizeram a nossa história, que participaram efetivamente da construção de saberes e fazeres culturais, gerando novos valores, conhecimentos, nova concepção de mundo e de cultura, além de proporcionar espírito crítico e ações transformadoras. A obra foi lançada graças a um financiamento da Fundação Cultural Dona Militana, através de edital de fomento à leitura.

Na ocasião, o Prefeito Eraldo Paiva anunciou ainda outras duas ações de fomento à leitura no município. “Nós temos que fazer a cultura de São Gonçalo ser presente desde a infância, garantir que o nosso povo aprenda e replique cada vez mais conhecimento, por isso, nós teremos o programa ‘São Gonçalo nas ondas da leitura’, que vai distribuir livros nas escolas da cidade e incentivar a leitura desde cedo”, disse Eraldo.