Prefeitura realiza programação especial do Dia do Folclore nesta terça-feira (22)

Prefeitura realiza programação especial do Dia do Folclore nesta terça-feira (22)

A partir das 19h, na Sede do Instituto de Arte, Cultura e Educação Popular Maurício Fernandes (IACEMF), acontecem apresentações culturais, shows com Banda Municipal e França D’Lima e lançamento do livro “Tecendo a Cultura Popular em São Gonçalo do Amarante”, de Maria Tereza de Oliveira.

Após o 1° Festival de Folclore Mestre Pedro Guajiru, promovido pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante através da Fundação de Cultura Dona Militana, os festejos em alusão ao dia dia do folclore terá continuidade nesta terça-feira (22), com uma programação especial para celebrar a data na cidade Berço da Cultura Popular. 

A partir das 19h, na Sede do Instituto de Arte, Cultura e Educação Popular Maurício Fernandes (IACEMF), acontecem apresentações culturais, shows com Banda Municipal e França D’Lima e lançamento do livro “Tecendo a Cultura Popular em São Gonçalo do Amarante”, de Maria Tereza de Oliveira. A obra será lançada com o apoio da Prefeitura, como uma das obras vencedoras do Edital de apoio a projetos de publicação de livros – Coleção nossa história, nossas raízes, promovido pela Fundação de Cultura Dona Militana. 

O livro “Tecendo a cultura popular em São Gonçalo do Amarante/RN” é resultado de uma pesquisa sobre o folclore, os folguedos são-gonçalenses e seus personagens em diversos aspectos, como as experiências vividas, as expressões faladas e escritas de homens e mulheres que fazem e fizeram a nossa história, que participaram efetivamente da construção de saberes e fazeres culturais, gerando novos valores, conhecimentos, nova concepção de mundo e de cultura, além de proporcionar espírito crítico e ações transformadoras. 

“O universo da cultura popular tradicional do município de São Gonçalo do Amarante tem sido motivo e razão para influenciar vários músicos e artistas populares, tanto em âmbito municipal quanto estadual. Já que nossa história inspira tanto, é importantíssimo democratizar o acesso ao livro e aos diversos suportes de estímulo à leitura, assim como promover ações e eventos que evidenciem a cultura do município, assim como foi o Festival de Folclore que envolveu tantos jovens com o fazer cultural e artístico característico de São Gonçalo”, conta o presidente da  Fundação Cultural Dona Militana, Josenildo Campos de Oliveira. 

Programação de Dia do Folclore em São Gonçalo do Amarante 

Quando? Dia 22 de agosto, às 19h

Onde? Sede do Instituto de Arte, Cultura e Educação Popular Maurício Fernandes (IACEMF) Ao lado da Câmara Municipal de SGA

COMENTÁRIOS