O projeto atende estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino, proporcionando conhecimentos com metodologia que une teoria e prática sobre o estudo da robótica
Em parceria com o IFRN – Campus São Gonçalo, a Prefeitura Municipal iniciou, na última quarta-feira (30), a segunda fase do projeto “Na trilha da economia 4.0: robótica descomplicada”, direcionado aos estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino. Na primeira fase, realizada de forma remota, os estudantes tiveram uma noção teórica sobre o tema. Agora, eles iniciam a prática com o estudo da robótica.
![](https://saogoncalo.rn.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/8DFDEE0F-6852-46A8-A669-B62036661766-650x355.jpeg)
“Essa parceria é mais uma ação formativa, pedagógica e de fortalecimento com a sociedade e os estudantes são-gonçalenses. Este é um projeto piloto, cuja ideia é promover e ampliar o acesso a uma educação inclusiva e tecnológica. Precisamos manter o nosso planejamento de proporcionar uma educação plural, igualitária e inclusiva como versa a nossa temática anual”, afirmou Othon Militão, Secretário Municipal de Educação.
![](https://saogoncalo.rn.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/3ED58B0C-1213-4D55-ADC9-D37C7EF5D34F-650x435.jpeg)
O projeto:
O Robótica Descomplicada tem como objetivo fornecer noções de robótica aos estudantes da rede municipal de ensino, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs. E, de maneira específica, espera-se que sejam amenizadas carências do ensino de robótica; além de motivar o desempenho escolar no que se refere ao rendimento acadêmico dos alunos e imergi-los no campo da área tecnológica. Por fim, busca-se desenvolver nos alunos o pensamento investigativo interligado com a solução de problemas relacionados à mobilidade e percepção do robô com espaço físico ao seu redor. O curso é ofertado por meio de oficinas ministradas por alunos (monitores e instrutores) e professores do IFRN em São Gonçalo do Amarante.
![](https://saogoncalo.rn.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/92019247-9FC5-43E4-8590-A915FC7627A9-650x435.jpeg)
COMENTÁRIOS