Prefeitura celebra fé e história com realização da maior Festa dos Santos Mártires de Uruaçu, da história de SGA

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante tem a honra de anunciar a realização da festa dos Santos Mártires, uma celebração marcante que acontecerá na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, de 24 de setembro a 3 de outubro. O ponto alto da festa acontecerá no dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte que terá como atração principal no Monumento dos Mártires o show do Padre Fábio de Melo. O evento, de grande significado religioso, será promovido em parceria com a Arquidiocese de Natal e o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

A festa começará no domingo, dia 24 de setembro, com a abertura oficial, que contará com quatro missas realizadas em diferentes horários: às 5h, às 9h, às 10h30 e às 19 horas. Nos dias seguintes, a programação seguirá o seguinte cronograma: celebração de missa às 5h, recitação do terço de São Mateus Moreira ao meio-dia, acampamento cultural das 15h às 17h, e missa às 19h.

O capelão do Monumento dos Santos Mártires de Uruaçu, Padre Murilo Antônio Murilo de Paiva, comentou a importância da celebração. “Esta festa dos Santos Mártires é uma celebração da coragem e da devoção que esses heróis da fé demonstraram em tempos difíceis. Ela nos lembra da importância da nossa própria fé e nos inspira a enfrentar os desafios com determinação e amor. Estou honrado em ser o capelão dos Mártires e em fazer parte desta festa que une comunidades e fortalece nossa espiritualidade”, disse.

O prefeito do município que abriga a histórica festa, reforça o convite à população. “Convido a todos a se juntarem a nós na maior celebração dos Santos Mártires da história, aqui em São Gonçalo do Amarante. Estamos trabalhando incansavelmente para preparar um evento especial e acolhedor, e mal podemos esperar para receber vocês. Venham compartilhar momentos significativos, celebrar nossa fé e cultura, e fortalecer nossos laços como comunidade”.

A programação intensa do dia 3 de outubro terá início às 5 horas da manhã com uma celebração eucarística especial, presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas e transmitida pela TV Canção Nova. Logo em seguida, às 6 horas, terá início a 3ª meia maratona e caminhada dos Santos Mártires, partindo do Santuário em Uruaçu. Pela manhã, também ocorrerão duas caminhadas, uma partindo da Igreja Matriz de Macaíba e outra da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, ambas com destino ao Santuário dos Mártires. Além disso, serão celebradas mais três missas: às 7h, às 9h e às 10 horas.

Às 14h30, a programação inclui a recitação do Terço da Misericórdia, conduzida pelo Padre Alexsandro Freitas e missionários da Comunidade Canção Nova. Às 16 horas, o renomado Padre Fábio de Melo realizará um emocionante show. A missa solene de encerramento será presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, às 18 horas. A recitação do Terço da Misericórdia e a missa de encerramento serão transmitidas ao vivo pela TV Canção Nova, permitindo que fiéis de todo o país participem desse momento especial.

Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano. No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante convida todos os fiéis e a comunidade em geral a se juntarem a esta festa histórica e religiosa, celebrando a fé e a memória dos Santos Mártires. Esta é uma oportunidade única de vivenciar momentos de espiritualidade e cultura na bela comunidade de Uruaçu.