solenidade de distribuição de sementes para agricultores em parceria com a EMATER
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou nesta quinta-feira (20) da solenidade de entrega das sementes para o plantio deste ano, além do cadastramento para o corte de terra destinado aos agricultores. O evento aconteceu na Creche Municipal Maria Odete da Silva, na comunidade de Poço de Pedras, reunindo dezenas de agricultores locais e de outras regiões, além de vereadores, secretários municipais e técnicos da EMATER.
Foram distribuídas mais de 5,5 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, beneficiando 554 agricultores. Segundo Moacir Santos, representante da EMATER, o Governo do Estado investiu R$ 15 milhões na compra das sementes selecionadas, sendo R$ 130 mil destinados a São Gonçalo do Amarante.
“Este ano, estamos distribuindo as sementes quase no rastro das chuvas, ainda em fevereiro, para que os agricultores possam plantar cedo e aproveitar as precipitações que começam em março”, destacou Moacir.
Para o corte de terra, a Prefeitura contratou 11 tratores, garantindo duas horas de serviço para cada agricultor cadastrado. De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário, Jarbas Cavalcanti, a iniciativa já cadastrou mil agricultores desde o início das operações, em 17 de janeiro, totalizando 2 mil horas de corte de terra.

“Esse número expressivo demonstra a confiança que o pequeno agricultor do nosso município tem no prefeito Jaime Calado. Ressalto que, ao longo de todo 2024, a gestão passada conseguiu fornecer apenas 1.400 horas de trator”, pontuou o secretário.
O presidente da Câmara Municipal, Nonato Queiroz, presente à solenidade em companhia de outros vereadores, enfatizou que a entrega de sementes e o cadastramento para o corte de terra agora ocorrem sem discriminação político-partidária, diferente do que ele viu acontecer ano passado.
“O benefício para os pequenos agricultores não deve ter cor ou bandeira política. Ele deve ser para todos”, afirmou.

O prefeito Jaime Calado agradeceu à governadora Fátima Bezerra pela parceria com a EMATER e anunciou que, no próximo ano, além do milho, feijão e sorgo, a Prefeitura incluirá mais um tipo de semente no programa.
“Também vamos trabalhar para a mecanização da nossa agricultura, adquirindo pequenos tratores. Se Deus quiser, isso será possível por meio de uma emenda parlamentar da nossa senadora Zenaide Maia”, declarou.
Por fim, o prefeito reforçou a importância da agricultura para a economia local, citando um ditado popular:
“Como diziam nossos avós: quando o campo não planta, a cidade não janta. E eu acrescento: nem janta e nem almoça”.
COMENTÁRIOS