Incentivos de mais de 60 mil reais são entregues a grupos culturais de São Gonçalo do Amarante

Em evento alusivo ao Dia Nacional da Cultura, a Fundação Cultural Dona Militana entregou premiações aos grupos. Em uma celebração marcante em alus

Em uma celebração marcante em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no mês de novembro, a Fundação Municipal de Cultura Dona Militana promoveu um evento emocionante em São Gonçalo do Amarante, direcionando um investimento significativo de 61 mil reais para impulsionar e reconhecer a riqueza cultural local, iniciativa pioneira e de suma importância para o cenário cultural da região.

A Fundação Municipal de Cultura Dona Militana entregou os valores de incentivo aos contemplados no Edital de Fomento aos Grupos Folclóricos e Parafolclóricos, além dos grupos vencedores do Festival de Folclore Mestre Pedro Guajiru. Os grupos contemplados no Edital de Fomento receberam um apoio considerável, com cada um recebendo o repasse de 10 mil reais, totalizando um investimento de 50 mil reais. Este valor histórico reflete o compromisso em fortalecer a cultura local, e o prefeito da cidade, Eraldo Paiva, enfatizou a importância desse apoio ao dobrar o incentivo neste ano:

“Investir na cultura é preservar a alma da nossa comunidade. São Gonçalo é reconhecida como o Berço da Cultura Popular, e é nossa responsabilidade honrar e apoiar as expressões culturais que nos tornam únicos.”

Além disso, o evento contemplou os vencedores do Festival de Folclore, distribuindo prêmios que somaram 11 mil reais. As escolas participantes demonstraram excelência em suas performances, destacando-se as escolas Maria de Lourdes, José Moacir e Roberto Freire, recebendo reconhecimento financeiro por seu talento e empenho na preservação das tradições.

Houve também uma bela homenagem às personalidades que contribuíram significativamente para a cultura local através da Comenda Mestres da Cultura. Fernando Jacinto do Nascimento (Curripi), José Oliveira de Melo, Francisca Ferreira de França (Dona Chiquinha), Manoel Ferreira da Silva (Ferreirinha), Sephora Bezerra e Ivani Machado foram reconhecidos por suas contribuições à produção, difusão e valorização da cultura e arte em suas diversas modalidades.

O presidente da Fundação de Cultura Dona Militana, Josenildo Campos, expressou a importância dos incentivos à cultura e o envolvimento das escolas no Festival de Folclore. “Os incentivos à cultura são essenciais para promover o florescimento das tradições locais. O engajamento das escolas no Festival de Folclore é um reflexo do compromisso crescente com a preservação e promoção das expressões culturais, garantindo que nossas raízes sejam transmitidas e celebradas e que nossos jovens conheçam a história e cultura da nossa cidade”

Com os incentivos já repassados, os grupos culturais iniciaram melhorias em suas estruturas para futuras apresentações. “Este incentivo veio em um momento crucial para nós, com ele conseguimos adquirir instrumentos novos que serão essenciais para aprimorar nossas apresentações. É um passo importante para preservar nossa tradição cultural e garantir que o Boi Calemba Pintadinho continue ocupando muitos espaços”, compartilhou Kleber Teixeira, brincante do grupo centenário Boi Calemba Pintadinho, .

Além das premiações, também foi entregue ao Prefeito Eraldo Paiva, um relatório da conferência municipal de cultura, que sugere medidas e políticas públicas para o setor, como a criação da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.