Prefeitura intensifica ações de assistência social durante a pandemia

Diversas famílias em situação de vulnerabilidade social afetadas pela pandemia estão sendo atendidas através da distribuição de kits de frutas e verduras, refeições prontas e cestas básicas.

A pandemia do novo coronavírus afetou milhares de pessoas em todo mundo e levou famílias a situação de extrema vulnerabilidade social. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) vem intensificado ações para auxiliar as famílias afetadas e minimizar os impactos da covid-19 no município.

Por mês, estão sendo distribuídos cerca de 1,2 mil kits de frutas e verduras semanalmente em diferentes comunidades, priorizando aquelas que possuem maior índice de vulnerabilidade social. Os alimentos são adquiridos fazem parte do Compra Direta, da Emater, e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Governo Federal, e asseguram a produção dos pequenos agricultores do município.

Nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são entregues refeições prontas. Dependendo do mês, o número de refeições entregues podem passar de 4,3 mil. A comida é entregue duas vezes por semana a crianças e adolescentes dos centros localizados nas comunidades Guajirú, Coqueiros, Santo Antônio, Padre João Maria, Serrinha, Humaitá e Golandim.

Já através do benefício eventual, as famílias acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) recebem mensalmente uma cesta básica. Ao todo, são entregues 200 unidades por mês. O CRAS está presente no Centro, Golandim e Santo Antônio, atendendo diversas outras localidades.

Outra ação que voltará a ser executada esse mês – estava dependendo de licitação – é a distribuição de cestas básicas às famílias inscritas no Comida Boa, programa de segurança alimentar criado em 2018. São cerca de 1,2 mil cestas entregues por mês.