Graças a visão de futuro do ex-prefeito Jaime Calado e do atual prefeito Paulo Emídio, na época secretário municipal de Habitação e Saneamento Básico,
Graças a visão de futuro do ex-prefeito Jaime Calado e do atual prefeito Paulo Emídio, na época secretário municipal de Habitação e Saneamento Básico, o município de São Gonçalo do Amarante está livre do risco de racionamento de água pelos próximos 30 anos. A Prefeitura Municipal construiu em parceria com o governo federal um novo sistema de distribuição de água no município no valor superior a R$ 80 milhões.
O sistema Adutor Maxaranguape/São Gonçalo do Amarante/RN foi projetado e está sendo executado para atender uma população futura de 250 mil habitantes, tendo uma vazão de 571,43 l/s com 21 horas de funcionamento diário.
O sistema é constituído pela captação da água bruta no rio Maxaranguape, uma estação de tratamento de água com dupla filtração e reuso da água (ETA), uma adutora principal com extensão de 43,36 km, estações elevatórias de água tratada, tanques de amortização unidirecional (TAU) e 3 reservatórios distribuídos nos bairros do Golandim com capacidade de 1.000 m³, Jardins com capacidade de 1.500 m³ e no Centro com capacidade de 5.000 m³.
O novo sistema Adutor irá ampliar o abastecimento, sendo necessária a utilização inicial 30% da produção do Sistema Adutor Maxaranguape/São Gonçalo do Amarante-RN.
A Prefeitura Municipal e a empresa A. Gaspar, responsável pela construção do sistema, vão iniciar novas fases de testes. Depois dos testes iniciados nos reservatórios que compõem a obra, agora serão iniciadas as etapas de testes nos pontos de captação, estação de tratamento e adução (lançamento de água na rede de distribuição).
COMENTÁRIOS