Vacinação: mais de 100 alunos são imunizados em Alagadiço Grande

A ação foi desenvolvida pela Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho em parceria com os agentes da saúde

Durante os meses de abril e maio foi desenvolvida uma campanha de vacinação na Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho, na comunidade de Alagadiço Grande, zona rural de São Gonçalo do Amarante/RN. O projeto, idealizado pela enfermeira Gerlane Carlos, agente da Unidade Básica de Saúde de Barro Duro, vacinou 102 adolescentes entre 11 e 15 anos de idade, totalizando 100% dos alunos imunizados na unidade de ensino que funciona em tempo integral.

“A cobertura vacinal nos jovens em idade escolar é baixa. E foi pensando em atender esta demanda que a ação foi idealizada”, explica a profissional da saúde. Os alunos receberam doses das vacinas contra o HPV, Difteria Antitetânica (reforço) e Meningocócica C. “A ação é uma estratégia para aproximar as equipes de saúde e as instituições de ensino”, destaca Tony Almeida, diretor da escola.

As equipes também realizaram avaliação dos cartões de vacina dos estudantes, identificando vacinas em atraso e orientando os procedimentos a serem seguidos.

HPV:

Segundo o Ministério da Saúde, um estudo realizado em 2017 indica que prevalência estimada do HPV nas capitais do Brasil é de 54,3%. No Rio Grande do Norte, desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, a cobertura com as duas doses é de 38,2% entre meninas de 9 a 14 anos e 33% entre os meninos de 12 e 13 anos, com a primeira dose.