Técnicos e agricultores são-gonçalenses participam do “Dia de Campo” em Ceará-Mirim

Na última quinta-feira (23), os agricultores de São Gonçalo participaram junto à equipe técnica da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada) do ‘Dia de Campo’, ação promovida pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER) no assentamento São José de Pedregulho em Ceará-Mirim.

O evento reuniu mais de 150 produtores de 13 municípios da Grande Natal e da região do Mato Grande realizando palestras sobre a agroindustrialização de frutas, técnicas de manejo e capacitações sobre a cajucultura visando geração de emprego e renda.“É muito bonito ver uma plantação de caju. Como agricultor, preciso saber mais sobre o manejo com o cajueiro precoce e também aprender a fazer enxertia das mudas do cajueiro”, declarou Francisco de Assis, agricultor da comunidade de Utinga.

O extensionista da EMATER, Moacir Santos, enfatizou que a participação nestes eventos é de extrema importância, tendo em vista que a atividade da cajucultura é muito significativa para a cidade de Ceará-Mirim contribuindo para a economia local. “Municípios como São Gonçalo também podem se beneficiar dessa atividade pois suas características do solo, tempo e clima são praticamente os mesmos de Ceará-Mirim, tornando viável o desenvolvimento dessa atividade”, acrescentou.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do programa Governo Cidadão, está construindo uma unidade de beneficiamento do caju na comunidade de São José de Pedregulho com o objetivo de auxiliar a Associação para o Desenvolvimento da Mulher, que produz doces com a utilização do caju.

A secretária municipal Regina Tinoco ressaltou que a participação dos servidores da secretaria e dos pequenos agricultores são-gonçalenses “tem grande significado, em virtude da troca de conhecimento sobre a área da produção agrícola”. “Nossos técnicos e os pequenos agricultores trocam experiências e informações, aprendem novas técnicas sobre a atividade rural e qualificam-se para o desenvolvimento de novos modelos de produção e cultivo de hortifrutigranjeiros como o caju precoce. O Prefeito Paulinho já reafirmou o interesse em implantar este modelo em São Gonçalo do Amarante”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento representantes da SETHAS, Banco do Nordeste, UFRN, CONAB, Secretários Municipais de Agricultura, e o prefeito da cidade de Ceará-Mirim, Marcone Barreto. Ao final do evento foram sorteadas mudas de cajueiro precoce.