SMS realiza capacitação para Campanha de Multivacinação

SMS realiza capacitação para Campanha de Multivacinação

O dia "D" da Campanha de Multivacinação será realizado no próximo sábado (20), das 8h às 13h, em todas as UBSs do município, para o público abaixo dos 15 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Gonçalo do Amarante realiza nesta terça-feira (16) uma capacitação com os técnicos e enfermeiros responsáveis pela vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo é esclarecer dúvidas referentes ao dia “D” da Campanha de Multivacinação, que será realizado no próximo sábado (20), das 8h às 13h, em todas as UBSs do município, para o público abaixo dos 15 anos.

Por conta da formação, que acontece no auditório do IFRN – Campus São Gonçalo, as salas de vacinas não funcionarão nesta terça, retornando na quarta-feira, 17, e os pontos de vacinação na zona urbana voltam a funcionar ainda na tarde desta terça-feira.

As vacinas destinadas paras as crianças são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A campanha de vacinação vai coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, incluindo as crianças que tomarão os imunizantes há 28 dias, podendo receber a segunda dose (D2) durante o dia “D”. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Foto: Thiago Bruno/Secom SGA

COMENTÁRIOS