Semurb divulga ações de prevenção na Semana de Meio Ambiente

A abertura oficial da programação ocorrerá com uma solenidade, em frente à Prefeitura, com a presença do Prefeito Paulo Emídio.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da SEMURB – Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realiza, de 05 a 09 de junho, atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente.

A abertura oficial da programação ocorrerá com uma solenidade, em frente à Prefeitura, com a presença do Prefeito Paulo Emídio e demais representantes dos órgãos públicos. No decorrer das ações, também estão previstos plantio de mudas e apresentações culturais, além de oficinas, gincanas e palestras nas escolas que desenvolvem projeto ambiental na área de gestão de resíduos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado todo dia 05 de junho após a data ser instituída, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo. O objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Para que estas práticas sejam cotidianas e surtem efeitos positivos, a SEMURB já incluiu no seu plano anual uma série de ações voltadas para a temática da proteção do meio ambiente e da qualidade de vida da população. “Pretendemos implantar projetos de educação ambiental destinados aos moradores e aos empreendedores. A feira livre será um dos espaços beneficiados com programas educativos”, afirmou o Coordenador Silvio Galvão.

Atualmente, as principais atividades realizadas pela SEMURB são o licenciamento e a fiscalização. De acordo com Galvão, o órgão tem fortalecido a estruturação do licenciamento ambiental através da especialização da equipe técnica, da melhoria do ambiente de trabalho e da aquisição de novos equipamentos. Além disso, entre os avanços ocorridos, neste ano, destaca-se a implantação de um sistema de informação que visa a eficiência dos processos na Secretaria.

Um ponto que deverá ganhar atenção dobrada, na administração, são as Áreas de Proteção Permanente (APPs) que tem a função de proteger rios e reservatórios de assoreamentos. A pretensão é recuperar a faixa de vegetação destes leitos para garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da vida aquática.

Outra proposta que deverá ter continuidade na atual gestão são as construções dos Parques Ecológicos. Segundo Galvão, essa é uma estratégia de conservação legal que traz benefícios para o meio ambiente, para a gestão pública e, consequentemente, para o cidadão. “A preservação dos recursos naturais garante uma vida mais saudável para a população e contribui para a redução de gastos financeiros”, afirmou o coordenador.