São Gonçalo vai comemorar Dia Internacional dos Museus com homenagem a Séphora Bezerra

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, realiza no próximo dia 18 a comemoração do Dia Internacional dos Museus. A programação começa a partir das 9h e segue durante o dia. Na parte da tarde, às 15h, haverá o ato de homenagem à mestra Séphora Bezerra. Na ocasião, será apresentada a nova nominação externa do museu e o descerramento da placa comemorativa, em cumprimento da Lei n° 1.576, de 24 de maio de 2016, sancionada pelo ex-prefeito Jaime Calado, nominando o espaço de “Museu Municipal Séphora Maria Alves Bezerra” (In memoriam).
SOBRE A HOMENAGEADA: Séphora Maria Alves Bezerra faleceu em 27 de janeiro de 2016, aos 54 anos de idade. Era graduada e mestra em Filosofia, dedicou grande parte da sua vida a cultura popular, e antes de afastar-se por problemas de saúde atuava como servidora pública na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Começou no mundo das artes aos 10 anos de idade, foi casada e morou um período em Belo Horizonte. Ao retornar para São Gonçalo começou estudar a cultura popular e se encantou pelos folguedos. Admiradora do saudoso Deífilo Gurgel foi responsável pela criação do Pastoril Dona Joaquina para resgatar a dança tradicional do antigo Pastoril Estrela do Norte.
PROGRAMAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS:

09h – Início da visitação ao Museu

– Exposição: Cardápios dos Artistas

1oh – Ato Solene

– Apresentação da Banda de Música;
– Homenagem à mestra do Pastoril Dona Joaquina “Séphora Bezerra”;
– Apresentação do Pastoril Dona Joaquina;
– Entrega da Comenda de Honra ao Mérito Cultural Dona Militana
– Recital de Poesias

12h – Coquetel de Encerramento.