São Gonçalo define atuação do programa Novo Mais Educação

São Gonçalo define atuação do programa Novo Mais Educação

Atividades serão realizadas no contraturno, para alunos do 1º ao 9º ano, correspondendo a 15 horas semanais, em 34 escolas do município.

Cerca de 4 mil alunos de São Gonçalo do Amarante/RN serão beneficiados com o Programa Novo Mais Educação, criado pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar a aprendizagem no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

As aulas serão realizadas no contraturno, para alunos do 1º ao 9º ano, correspondendo a 15 horas semanais, em 34 escolas do município. Ao todo, são 14 oficinas desenvolvidas, incluindo modalidades esportivas, além de português e matemática, sendo estas duas, atividades prioritárias.

Em São Gonçalo, o Programa “Mais Educação” foi implantado em 2010. Em 2016, sofreu mudança na nomenclatura para “Novo Mais Educação”, permanecendo com a mesma estrutura. Para este ano, o Governo Federal enviará recursos, em duas parcelas, para pagamento de facilitares e mediadores, correspondente ao período de oito meses.

Em contrapartida, a Secretaria Municipal da Educação realizará a aquisição de materiais e cederá os espaços para a aplicação das modalidades, que poderão ocorrer dentro das escolas ou em localidades pertencentes a comunidade onde as unidades escolares estão inseridas.

Segundo a Coordenadora do Programa no município, Katia Bezerra, as ações pedagógicas já apresentam resultados na alfabetização, melhoria do desempenho, redução do abandono e distorção de idade/ano. “Percebemos uma diferença muito grande no rendimento das crianças. Elas observam que a escola se tornou um espaço privilegiado para a conquista dos seus objetivos”, disse a coordenadora.

O Governo Federal deverá realizar, ainda este ano, as chamadas “provinhas” para constatar se as metas do Programa Novo Mais Educação estão sendo alcançadas. A estratégia de avaliação deverá ser aderida pelo município, com o objetivo de proporcionar ao público dados concretos da evolução das crianças.

COMENTÁRIOS