São Gonçalo conquista prêmio no “Band Cidades Excelentes”

Realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, a iniciativa visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.

A gestão do prefeito Eraldo recebeu, na noite desta segunda-feira (7), o prêmio Band Cidades Excelentes. A segunda edição do evento foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), em Natal.

São Gonçalo do Amarante conquistou o primeiro lugar, na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, para cidades acima de 100 mil habitantes. O pilar avalia os itens de acompanhamento do quadro efetivo de servidores e comissionados, bem como o indicador da Capacidade de Pagamento (CAPAG) do município. Outro destaque da avaliação é a participação das mulheres nas administrações.

A gestão também ficou em 3° lugar na categoria Educação e no resultado geral da disputa estadual. “Quero agradecer imensamente a BAND RN pelo reconhecimento. Estou muito feliz em ver nosso município prosperando e sendo reconhecido, esse é um dos frutos do nosso intenso trabalho”, disse o prefeito Eraldo.

A premiação leva em consideração 62 indicadores e 6 pilares. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Ao todo, 32 municípios foram finalistas do 2º prêmio “Band Cidades Excelentes”.

Fotos: Neto Pires/SECOM SGA