Primeiro gestor de São Gonçalo é incluído na galeria de ex-prefeitos

Agora, a galeria conta com 19 quadros, representando as gestões anteriores

Na manhã desta sexta-feira (2), o prefeito Eraldo, reinaugurou a galeria de ex-prefeitos de São Gonçalo do Amarante/RN, no Gabinete Civil. Agora, a galeria conta com 19 quadros, representando as gestões anteriores. A solenidade marcou a inclusão do primeiro gestor do município, José Bento de Oliveira, que governou a cidade em 1935.

Eraldo destacou a importância da inclusão do primeiro prefeito. “Nós estamos reconhecendo e consertando um erro na história do nosso município. Ele ajudou e teve sua colaboração para o bem da sociedade, inclusive na luta contra a ditadura da época”, enfatizou.

Participaram do evento as vereadoras Valda Siqueira, Rayure Protasio, Márcia Soares, Elaine Dantas e Régia David; os vereadores Geraldo Veríssimo, Getúlio Maciel, Nonato Queiroz, Flávio Henrique, Tarcísio Fernandes, Thiago Soares, Edson Valban, Raimundo Mendes, Carlinhos de Serrinha e Nazareno Tavares; secretários municipais; os ex-prefeitos Hamilton Santiago e Jarbas Cavalcanti; vereadora de Macaíba, Dadaia Ribeiro; familiares do homenageado, artistas e personalidades do município.

José Bento de Oliveira

José Bento de Oliveira nasceu em Goianinha/RN, no dia 2 de setembro de 1897 e faleceu na cidade de São Gonçalo do Amarante, vítima de suicídio no dia 18 de setembro de 1946, aos 49 anos de idade. Filho de Maria Guilhermina de Oliveira e de José Bento de Oliveira, que tiveram seis filhos: José Bento, Benício, Francisco, Eliza, Porcina e Joana. Foi casado com Dona Sebastiana de Oliveira Fernandes, com quem teve 7 filhos: Epitácio Fernandes de Oliveira, Osvaldo Fernandes de Oliveira, Erenite de Oliveira Justino, Edivaldo Fernandes de Oliveira (pai do ex-prefeito Jarbas Cavalcanti), Nísia Fernandes Guimarães, Rivaldo Fernandes de Oliveira e José Bento de Oliveira Neto.
José Bento Fernandes de Oliveira foi militar, exerceu as funções de delegado e promotor na cidade, foi um próspero comerciante do município, era proprietário de terras e exerceu a função de prefeito no município de São Gonçalo do Amarante/RN, no período compreendido entre 27 e 30 de novembro de 1935. O mesmo era um homem culto e muito voltado para a leitura.

Biografia escrita pela professora Iaponira Peixoto de Brito.