Prefeitura toma medidas para redução de impactos na saúde do município após ataque a SMS

Objetivo foi apresentar medidas para redução de danos à saúde após ataque

Em reunião realizada no fim da tarde desta sexta-feira (17), entre o prefeito Eraldo Paiva e servidores da saúde, foram levantados os encaminhamentos para amenizar os danos causados pelo incêndio na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A principal preocupação da gestão municipal é a garantia dos medicamentos para a população. Durante o incêndio, todos os medicamentos, insumos e equipamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) foram perdidos. Um desfalque de cerca de R$ 10 milhões na saúde do município, e que afeta 70% da população.

A secretária de saúde, Aldenísia Albuquerque, disse que já foi feito um levantamento do estoque de medicamentos nas Unidades de Saúde e que já solicitou antecipação dos fármacos, junto às empresas licitadas, assim como a verificação de saldo para novas aquisições. Além disso, já houve um contato com a Secretaria do Estado e da Saúde Pública (Sesap), para garantia da cota mensal dos medicamentos estratégicos, o que foi garantido pela pasta.

O prefeito Eraldo falou sobre a reunião que teve com a governadora, na qual solicitou atenção especial com relação aos medicamentos e também reforço na segurança no município. Junto ao governo federal, o prefeito também já encaminhou medidas para reabastecimento dos insumos e medicamentos perdidos.

Quanto ao prédio da SMS, apesar da demolição do CAF realizada após vistoria, as demais salas funcionarão normalmente no local, com exceção de uma que precisou ser interditada. A Prefeitura estuda um novo local para armazenamento dos medicamentos.

O expediente na secretaria na próxima semana, bem como dos demais serviços da Prefeitura, dependerá da situação da segurança pública no estado até o domingo à tarde –quando um comunicado será emitido–, e do reestabelecimento da conexão da internet no prédio, que foi danificada.