Prefeitura realizará programação dia “D” da campanha Agosto Lilás

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) realiza nesta sexta-feira, 11, o dia “D” da Campanha Agosto Lilás – ação educativa de combate a violência doméstica e que promove a divulgação da Lei Maria da Penha (11.340/06).

As ações serão realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e a Defensoria Pública do Estado – que promove a 12ª Edição do programa “Mulher Viver com Dignidade”.

No dia “D”, a programação começa às 8h, na Creche Maria Lalá, em Santo Antônio do Potengi, com a oferta das seguintes ações: rodas de conversas, oficinas, distribuição de preservativos, aplicação de vacinas, emissão de identidade e CPF, cadastro do Bolsa família, atendimento jurídico e psicológico, além de delegacia móvel especializada em violência doméstica.

Às 14h, uma audiência Pública será realizada na Câmara Municipal para tratar sobre as questões normativas da violência doméstica e a lei Maria da Penha. O evento contará com a presença da primeira-dama Terezinha Maia, da deputada estadual Cristiane Dantas, além de representantes do executivo e legislativo municipal e estadual e dos profissionais da saúde e da educação.

Às 14h30, o Prefeito Paulo Emídio receberá as referidas autoridades no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde ocorrerá a inauguração da Sala Lilás. O objetivo é ampliar o espaço de escuta e de acompanhamento voltado para as mulheres que sofrem diversos tipos de violência.

Além do dia “D”, várias atividades serão promovidas em todo município, durante todo o mês de agosto, por meio do CREAS e das unidades dos CRAS, ao exemplo de: exposições artísticas, palestras, orientações, debates, encontros e panfletagens.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que foi abraçada pela Administração Estadual após a aprovação da lei, em maio de 2016, de autoria da Deputada Estadual Cristiane Dantas (PCdoB), que define o mês de agosto como período para promover eventos e ações de combate à violência contra a mulher. Esse ano, as ações são alusivas aos 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha.