Prefeitura realiza final da Mostra Gastronômica nesta quinta (27)

Nesta quinta-feira (27) acontece a grande final da mostra gastronômica promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação Cultural Dona Militana. O concurso, realizado durante a festa do patrono São Benedito, é uma oportunidade para fomentar a culinária local por meio do reconhecimento e valorização do talento de quem sabe transformar comida em arte.

A ação tem como objetivo promover, valorizar e divulgar a gastronomia da cidade, com uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos especiais que representem e evidenciem as especialidades das comunidades utilizando insumos típicos da região.

Durante a primeira etapa do concurso que aconteceu na “Cozinha do Benedito”, instalada na praça Sen. Dinarte Mariz, cinco pratos representando os setores da Paróquia de São Gonçalo se classificaram para a grande final. As avaliações foram feitas por gastrólogos convidados.

Confira os pratos finalistas:
Setor 1 – Nhoque de Jerimum com creme de queijo e carne de sol, feito por Maria Conceição, representando a Matriz;

Setor 2 – Costela suína ao molho barbecue, purê e batata salteada, feito por Francineide Felix, representando a comunidade de Jacaré-Mirim;

Setor 3 – Pamonha desconstruída, com carne de sol, queijo e geleia de pimenta, feito por Vicente Mauricio, representando a comunidade de Alagadiço Grande;

Setor 4 – Escondidinho de macaxeira com carne de sol, feito por Jailda Felix, representando a Bela Vista;

Setor 5 – Bobó de Camarão, feito por Elindaelma dos Santos, representando a comunidade de Pajuçara.

Serão R$ 3.500 em premiação financeira, sendo R$ 1.500 para o prato campeão, R$ 1.000 para o segundo colocado, R$ 500 para o terceiro lugar e R$ 250 para o quarto e quinto colocado. Serão entregues também troféus para todos participante e um troféu para o prato que receber mais curtidas no Instagram da Fundação (@fcdm_sga). A votação na rede social é até às 17 horas.