Prefeitura realiza evento alusivo à luta das pessoas com deficiência

Na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do Gabinete Civil, aconteceu o evento alusivo ao Setembro Azul, que diz respeito ao mês da visibilidade da comunidade Surda, e o Setembro Verde, que marca a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal do Idoso e das Pessoas com Deficiência (Semipd) contou com a presença do prefeito Eraldo e das titulares da pasta, Heide Bezerra e Letícia Sanchez.

“A acessibilidade vai muito além de uma rampa ou de um banheiro acessível. Isso é o básico”, destacou a secretária Heide, da Semipd. Ela lembrou ainda que é preciso dar oportunidade e visibilidade para aumentar cada vez mais a representatividade de todas as pessoas com deficiência. “Precisamos reafirmar que é uma prioridade da gestão a inserção das pessoas com deficiência em todos os espaços que elas quiserem estar”, encerrou.

Letícia Sanchez, adjunta da Semipd, e membro da comunidade surda, expressou as dificuldades enfrentadas e do quanto é importante não desistir de lutar. “Muitos não acreditam, mas nós somos capazes. Nós somos iguais e temos as nossas peculiaridades. Assim como o ouvinte se comunica, nós também nos comunicamos. Então, também podemos participar do esporte, do vôlei, da capoeira, tudo que nós quisermos. Nós somos capazes. Não é porque nós somos surdos que devemos ser vistos como coitadinhos, somos capazes de fazer o que nós escolhermos”, enfatizou.

Em sua fala, o prefeito Eraldo voltou a reafirmar que devemos sair do discurso e ir para a prática. Ele destacou que é necessário lutar diariamente contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação. Além disso, reforçou o empenho da gestão em intensificar as melhorias no que diz respeito à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. “Que esse momento aqui saia de uma simples atividade, um ato de resistência, para a gente lutar contra o preconceito o ano inteiro”, disse.

O evento, que ainda contou com palestras, foi também acompanhado pela secretária de saúde, Aldenísia Albuquerque; o secretário de juventude, esporte e lazer, Micael Moreira; e pela vereadora Elaine Dantas.

Fotos: Isaías Carlos/SECOM SGA