Prefeitura realiza capacitação para profissionais de saúde sobre diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox (Varíola do macaco)

O encontro foi realizado no auditório do IFRN/SGA, e contou com a presença dos médicos e enfermeiros da Atenção Primária além de profissionais do Hospital Maternidade Berlamina Monte

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta sexta-feira (22) a primeira capacitação para diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox (Varíola do macaco). O encontro foi realizado no auditório do IFRN/SGA, e contou com a presença dos médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde do município, além de profissionais do Hospital Maternidade Berlamina Monte.

O treinamento foi conduzido pela coordenadora de Epidemiologia, Elisandra Catarina; a farmacêutica, Leila Tattiana; e a diretora do laboratório municipal, Judicley Fernandes− que abordaram os procedimentos de detecção e diagnóstico do patógeno, no contexto de preparação e resposta a uma possível emergência sanitária.

Os profissionais tiveram esclarecimento para realização do diagnóstico molecular, baseado na identificação do material genético do vírus por meio da metodologia de PCR em tempo real, que é o protocolo adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A atividade foi promovida tendo em vista o registro de caso de Monkeypox em diversos países, como Brasil, e no estado do Rio Grande do Norte.