Prefeitura realiza atividades no encerramento do setembro Amarelo

Concluindo as ações do Setembro Amarelo, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou diversas atividades na manhã desta sexta-feira (7), no ginásio poliesportivo de Santo Antônio do Potengi. Com o tema: “Viver bem de setembro a setembro – Valorizando a vida”, a ação aconteceu através de uma parceria entra as secretarias municipais de saúde; educação; juventude, esporte e lazer; e assistência social e cidadania.

Visando melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos participantes, o evento contou com aulões de zumba, além de pintura, desenho e dobradura para crianças. Também foram repassadas informações relevantes sobre os cuidados com a saúde e servido um lanche.

A secretária de saúde, Aldenísia Albuquerque, fez a abertura e falou da importância do evento. “Essa união entre as secretarias é para mostrar que nossa gestão está empenhada em desenvolver ações como esta, para melhorar a vida da nossa população. Devemos sempre trabalhar com o pensamento de ajudar o outro”, destacou.

SETEMBRO AMARELO
O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) sobre suicídio. O tema, que ainda é um grande tabu na sociedade, vem ganhando cada vez mais espaço, sobretudo quando os dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em alguma parte do mundo. O Brasil é o 8º país em número de casos.

FIQUE ATENTO
Estar atento aos sinais que o próximo demonstra é muito importante e pode salvar uma vida. Expressões como “Eu desejaria não ter nascido”, “Caso não nos encontremos de novo” e “Eu preferia estar morto”, são alguns comentários que podem ser considerados manifestações de uma ideação suicida. Segundo o médico psiquiatra, Alessandro Rodrigo Brandão, essas mudanças comportamentais só serão percebidas, na maioria das vezes, pelas pessoas mais próximas, como familiares e amigos.

TRANSTORNOS MENTAIS
Os transtornos mentais, tais como depressão, esquizofrenia, bipolaridade, transtornos relacionados ao uso de drogas lícitas ou ilícitas são fatores cruciais que levam uma pessoa a cometer o suicídio. Por isso, a identificação e tratamento desses transtornos pelo médico psiquiatra estão entre os principais fatores de proteção.

FATORES DE PROTEÇÃO
Alguns fatores podem ser mecanismos de proteção da ideação suicida. Entre as quais se destacam a autoestima elevada, um bom suporte familiar, laços sociais estabelecidos, vida social e lazer, senso de responsabilidade com a família e capacidade de solucionar problemas, por exemplo.

AJUDA
188 é o número disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida para fornecer apoio emocional e sobre ideação suicida. O atendimento é gratuito e funciona 24h. O sigilo também é garantido. Além disso, você ainda pode procurar uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). São Gonçalo do Amarante conta com uma unidade especializada em álcool e drogas (CAPS-AD) funcionando no município. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h. A sede fica localizada na Rua Maria Odete de Morais, n. 22 – Novo Santo Antônio.

Fotos: Thiago Bruno/SECOM SGA