Prefeitura intensifica medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O número de telefone para denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito é o (84) 9 8152-9740.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), em São Gonçalo do Amarante/RN, registrou uma redução na sua taxa percentual no mês de abril. O índice, que era de 3,5% em janeiro deste ano, caiu para 1,8% no último mês. Isso significa dizer que, para cada 100 residências visitadas, cerca de duas apresentaram focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Apesar da redução, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, alerta que não há motivos para relaxar nos cuidados e intensificou as medidas de combate ao mosquito. “Pelo contrário, as ações da Vigilância têm se intensificado, com nossas equipes buscando redução ainda maior desses números, sobretudo, em função do período chuvoso e porque essa taxa que representa o dado geral do município pode variar de acordo com cada localidade”, informou Vicente Maurício – coordenador municipal da Vigilância em Saúde.

Entre as ações para o combate dos focos do mosquito estão as visitas dos agentes de endemias às residências, blitz educativas e orientações em forma de conversas com usuários nas salas de espera das unidades de saúde, alertando e conscientizando à população sobre os riscos da proliferação do Aedes Aegypti.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Aedes Aegypti é causador de diversas doenças que podem, inclusive, levar à morte. Para evitar isso, é necessária conscientização de toda a população, impedindo o surgimento de focos do mosquito e, consequentemente, que a doença se espalhe.  É fundamental manter os quintais e terrenos limpos, despejar o lixo de forma adequada, higienizar e deixar as caixas d’água vedadas, além de recolher todos os demais recipientes que possam acumular água.

DENÚNCIAS

É possível realizar denúncias, de forma anônima, sobre possíveis criadouros dos mosquitos, como piscinas sem uso e terrenos abandonados.  Para isso, basta entrar em contato com a Vigilância em Saúde e fornecer o máximo de informações possíveis para que o proprietário do local seja notificado. O número para denúncias é o (84) 9 8152-9740.