Prefeitura encerra Agosto Lilás, mês do combate à violência contra mulher

A solenidade foi realizada no auditório do IFRN - Campus São Gonçalo

Na manhã desta quarta-feira (31), a Prefeitura de São Gonçalo Amarante/RN, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), realizou o encerramento do Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência contra a mulher.

“Falar de violência contra a mulher não é uma tarefa fácil para nenhuma de nós. Porque é falar de dor, de injustiça, de crueldade. É falar de uma luta que antecede a vida de todas nós aqui presentes. Uma luta histórica”, destacou Heide Bezerra, secretária da Semtasc. Ela também lembrou que a secretaria vem buscando a cada dia ampliar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência, melhorando o acolhimento prestado à elas.

O delegado da Polícia Civil em São Gonçalo, Rafael Câmara, destacou os números de casos de violência doméstica no município. Segundo ele, dos 550 inquéritos instaurados no município em 2021, entre 30 e 35% foram desse tipo de crime.

A promotora de justiça, Gilcilene da Costa, destacou o empoderamento feminino como agente de transformação para a quebra do ciclo da violência contra a mulher.

Encerrando os discursos, o prefeito Eraldo destacou o empenho da gestão no combate a violência contra a mulher, lembrando, mais uma vez, o quão necessário é “sair do discurso e ir para a prática”. Ele também ressaltou o papel do homem nessa corrente de apoio e proteção às mulheres. “Não podemos permitir nenhum tipo de violência contra as mulheres. O machismo na nossa sociedade é estrutural e está em todos os lugares e nós precisamos combate-lo”, concluiu.

O evento foi encerrado com a palestra da juíza Fátima Soares, que também é coordenadora do CE-Mulher do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ela abordou o tema “Violência doméstica e famíliar” e apresentou a origem do agosto lilás, tipos de violência e os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Fotos: Matheus Borges/Secom SGA