Prefeitura de São Gonçalo realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta terça-feira (18), a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, e buscou discutir melhorias na saúde do município.

A conferência aconteceu após as 33 pré-conferências realizadas em todas as unidades de saúde, nas quais foram discutidas as realidades de cada setor. Após isso, na Conferência Municipal, é feita avaliação e analise da situação de saúde do Município e a formulação das diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Durante a mesa de abertura, a secretária municipal de Saúde, Aldenísia Albuquerque, destacou a importância da Conferência como um espaço democrático para discussão de propostas que visam a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é um momento ímpar, no qual podemos propor melhorias para garantir uma saúde cada vez mais cumpridora do seu papel, que é garantir o acesso integral, universal e gratuito para toda a população”, disse.

O secretário chefe do Gabinete Civil, Abel Neto, representou o prefeito Eraldo durante a Conferência e destacou o compromisso da gestão em garantir melhores condições para a saúde e seus servidores.

Participaram da mesa, também, a promotora do Ministério Público, Gilcilene da Costa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleto da Silva Seixas, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé, a coordenadora da 7ª Unidade Regional de Saúde Pública, Alayne Simões, e Maria Katiane, representante da comissão organizadora da Conferência.