Prefeitura de São Gonçalo inicia vacinação do rebanho bovino contra febre aftosa

Confira o calendário de vacinação e assegure a imunização do rebanho

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada) e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) iniciou a 1ª etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa no município.

A Prefeitura de São Gonçalo fez a aquisição de 1.650 doses da vacina, que irão beneficiar os pequenos criadores com até 30 animais, atendendo todas as comunidades onde há criação de gado, através de um calendário pré-definido pela Semada, que disponibilizará os profissionais para realização da vacinação, junto à Emater.

O criador também pode adquirir as vacinas por conta própria e realizar a imunização do rebanho bovino. Nesse caso, para adquirir a declaração, será necessário comparecer à sede da Semada portando o comprovante fiscal de compra das vacinas e apresentar o CPF.

Além de assegurar a saúde do rebanho, é muito importante que todos os criadores vacinem o seu rebanho, evitando assim a detecção de focos do vírus da aftosa no município e a eventual advertência pelo IDIARN para o proprietário do animal.

A declaração de vacinação contra a febre aftosa pode ser solicitada até o próximo dia 15 de julho, na sede da Semada, localizada na rua Ismael Cosmo, nº 49, bairro Novo São Gonçalo – Centro, São Gonçalo do Amarante. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Aftosa segue até o próximo dia 30 de junho, período em que todo o rebanho bovino deve ser vacinado para que o país continue como zona livre do vírus.

Confira o calendário:

DIALOCAL DE VACINAÇÃO