Prefeitura de São Gonçalo e Fundação José Augusto realizam visita técnica para encaminhar obras de restauração na Igreja Matriz e Capela de Utinga

A visita teve o intuito de verificar as exigências feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) para realização da restauração

Na última sexta-feira (6), a Prefeitura de São Gonçalo e a Fundação José Augusto (FJA) realizaram visita técnica às igrejas históricas da cidade; a Matriz de São Gonçalo e a Capela na comunidade de Utinga.

A visita foi acompanhada pela arquiteta da FJA, Aramires, que fez apontamentos e reuniu fotografias que são necessárias para emissão de parecer técnico que autorize a restauração do prédio. Na Igreja Matriz, a visita teve o intuito de verificar as exigências feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) para realização da restauração do local, comparar as observações feitas na vistoria e orientar a resposta do caso.

Ao final, a equipe se reuniu e decidiu que é necessário a formação de uma equipe técnica com profissionais das áreas de engenharia e arquitetura para execução da obra de restauração da Igreja Matriz. O grupo também elencou, como sugestão, as etapas prioritárias para concepção e realização desse trabalho de restauração e estabeleceram como prioridade a cooperação entre Prefeitura, Igreja e FJA para a formação da equipe.

Além disso, a equipe definiu como encaminhamentos a emissão do laudo autorizando a realização do restauro da Igreja de Utinga e a orientação e redação do ofício em resposta a solicitação do IPHAN com as exigências para realização do restauro da Igreja Matriz.