Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inicia vacinação contra a aftosa

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inicia vacinação contra a aftosa

Esta campanha de vacinação é importante para que o nosso rebanho esteja imunizado contra a aftosa.

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário – SEMADA, e o Instituto de Assistência e Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER), iniciaram a 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa.

A Prefeitura de São Gonçalo fez a aquisição de 1.800 doses de vacinas, por meio de processo licitatório, para beneficiar os pequenos criadores, garantindo que o gado do município continue imune da aftosa. A campanha nacional de vacinação contra a aftosa é de 01 a 31 de maio, período em que todo o rebanho bovino e também bubalino devem ser vacinados para que o país continue como zona livre do vírus da aftosa.

Em São Gonçalo, o período da primeira etapa de vacinação acontece a partir do dia 18/05 a 01/06 de 2017, atendendo todas as comunidades onde há criação de gado. Através de um calendário pré-definido pela SEMADA e EMATER, os técnicos da secretaria realizam a vacinação.

No Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), e a EMATER, estão a frente dessa campanha para que todo o estado fique livre do vírus da aftosa, já que essa doença é contagiosa e rapidamente se multiplica, causando feridas na boca, unhas e tetas dos animais bovinos e bubalinos.

“A campanha de vacinação do rebanho bovino de São Gonçalo contra a febre aftosa é importante, já que o município compra as doses de vacina, beneficiando os pequenos criadores e fazendo com o que o estado e município continuem sendo zona livre da aftosa com todo o gado vacinado”, disse Moacir Santos, Extensionista da EMATER.

“Esta campanha de vacinação contra a febre aftosa é importante para que o nosso rebanho esteja imunizado contra a aftosa, já que em São Gonçalo tem um aeroporto internacional que já exportou gado, e devemos estar com todo o rebanho da cidade vacinado, além do mais, estamos trabalhando para que o município tenha o seu primeiro matadouro público, para que a atividade de criação e comercialização de gado cresça ainda mais em nossa região” enfatizou Regina Tinoco, secretaria da SEMADA.

O criador que optar, pode comprar as vacinas por conta própria e realizar a vacinação do rebanho bovino, e depois ir até a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento com as notas fiscais de compra das vacinas e CPF, que será emita a declaração de vacinação. É importante que todos os criadores vacinem o seu rebanho, porque se for detectado algum foco do vírus da aftosa no município, o IDIARN aplicará uma multa no proprietário do gado.

 

Calendário de Vacinação do Gado contra a Febre Aftosa no Município

 

QUINTA: 18/05/2017

 Canaã

Novo São Gonçalo

 

SEXTA: 19/05/2017

 Pajuçara

Uruaçu

Jacaraú

 

SEGUNDA: 22/05/2017

 Bela Vista

Belo Horizonte

Campinas

 

TERÇA: 23/05/2017

 Genipapo

 

QUARTA: 24/05/2017

 Massaranduba

 

QUINTA: 25/05/2017

Poço de Pedra

Camaragibe

 

SEXTA: 26/05/2017

 Ladeira Grande

 

SEGUNDA: 29/05/2017

Guanduba

Jacobina

Oiteiros

 

TERÇA: 30/05/2017

 Igreja Nova

Chã Moreno

 

QUARTA: 31/05/2017

 Barro Duro

Alagadiço Grande

Tapará

 

QUINTA: 01/06/2017

 Santo Antônio

Barreiros

 

COMENTÁRIOS