Prefeitura de São Gonçalo avalia estragos das chuvas e suspende aulas por dois dias

Secretarias de Infraestrutura e Coordenação de Defesa Civil vão emitir parecer técnico sobre consequências das chuvas.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Eraldo Paiva, reuniu todo o secretariado municipal, na manhã desta segunda-feira (4), para fazer uma avaliação geral dos estragos provocados pelas chuvas dos últimos dias e, principalmente, do temporal que atingiu o município nas últimas 24 horas, e planejar ações de curto e médio prazo a serem tomadas na cidade.

Desde a manhã do domingo (3), o gestor vem conduzindo pessoalmente as ações emergenciais, formando uma força-tarefa com envolvimento de dezenas de servidores para as ações de reparos e diminuição dos danos, na zona urbana e rural do município.

“Quero dizer que vocês estão todos de parabéns pelo trabalho que estão realizando, assim como nossos servidores. Vi secretários enchendo saco de areia para minimizar os efeitos das chuvas com barricadas. O povo de São Gonçalo agradece. Muitos que chegaram a reclamar, ao perceber a presença da Prefeitura, entenderam o nosso esforço e passaram a elogiar a atuação rápida e eficiente das nossas equipes”, comentou Eraldo.

Na reunião de hoje, o prefeito determinou que as secretarias avaliem a situação dos prédios públicos sob a responsabilidade de cada pasta e quais as situações de restauração mais urgentes. A secretária municipal de Educação, Marluce de Paula, alertou sobre problemas em diversas escolas municipais, e por isso, ficou decidida a suspensão das aulas em toda rede pública de ensino, inicialmente, pelo prazo de dois dias.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Coordenação Municipal da Defesa Civil estão avaliando todos os casos e vão emitir parecer técnico. O secretário interino de Infraestrutura, Vagner Araújo, comunicou que está solicitando apoio emergencial às empresas que prestam serviço ao município para disponibilizar máquinas com o objetivo acelerar o atendimento das demandas.

Eraldo ainda mostrou preocupação com o acolhimento das famílias afetadas, a previsão de mais chuvas para a semana e solicitou que as Secretarias permaneçam em estado de alerta. “Não existe problema de secretaria, todos os problemas são da Prefeitura e temos que agir em conjunto. Quero que a Defesa Civil comunique imediatamente à Assistência Social a necessidade de concessão do aluguel social e outras medidas de atendimento às famílias em vulnerabilidade social”, enfatizou.