Prefeitura conclui curso de fabricação de tortas e bolos decorados no Golandim

Encerramos nesta sexta-feira (30) o curso de fabricação de tortas e bolos decorados realizado na Unidade Móvel do SENAI, instalada no Golandim. A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) está realizando mais uma etapa de promoção de qualificação para os são-gonçalenses. São diversos cursos na área de gastronomia que devem acontecer em diversas localidades do município.

“Para mim é gratificante ver e poder contribuir para que mais oportunidades de qualificação profissional ocorram no nosso município. O empreendedorismo é um caminho que traz de volta para a casa de muitas pessoas a oportunidade de uma fonte de renda. A parceria com o SENAI seguirá com cursos na área de gastronomia, e outras mais parcerias buscaremos para que novas oportunidades cheguem até nossa população”, destacou Heide Bezerra, secretária da Semtasc.

Durante o processo de aprendizagem no Golandim, as 16 participantes puderam aprender sobre utilização da balança para evitar desperdícios durante a fabricação, precificação dos produtos, além do marketing e do processo de confeitaria dos bolos e tortas.

A aluna Iris Maria, 42, destacou a importância do curso para seu aperfeiçoamento, tendo em vista que ela já lida com bolos. “Foi importante, porque como eu já mexia com o bolo, pude aprender várias outras técnicas. Aprendi a trabalhar com a balança, que antes era tudo medido no olho, e agora posso utilizar para evitar desperdícios. E são nesses detalhes que eu posso ganhar um dinheirinho a mais, já que vou cobrar de acordo com o que usei”, disse.

A chefe Ortência Santos, que ministrou o curso, falou do quão importante é o curso para o desenvolvimento do empreendedorismo e, sobretudo, para o empoderamento feminino. “A gastronomia tem esse poder de empoderar, gerando renda e autoestima para que elas tenham cada vez mais essa vontade de vencer”, encerrou.

Fotos: Matheus Borges/SECOM SGA