Prefeitura concedeu ordem de serviço para construção da Ponte dos Santos Mártires

No dia 13 de Novembro a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, deu um importante passo para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Natal. A Ordem de Serviço para a construção da Ponte dos Santos Mártires foi assinada em uma cerimônia na Praça dos Mártires de Uruaçu. Este projeto, que tem um investimento de R$ 45 milhões, é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A Ponte dos Santos Mártires, que terá aproximadamente 460 metros de extensão total será construída sobre o Rio Jundiaí, um afluente do Rio Potengi. Ela ligará o KM6, na zona oeste do município de Natal, até a região de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Do lado de São Gonçalo, a construção terminará em uma estrada que dará acesso à Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, além de outras áreas da Região Metropolitana. Do lado da capital potiguar, a ponte começará na BR-226, na área conhecida como Avenida Presidente Ranieri Mazzili, onde será construída uma rotatória.

Além de melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Natal, a ponte terá um papel crucial no desenvolvimento do turismo religioso no estado, facilitando o acesso ao Santuário dos Santos Mártires. “Essa ponte terá uma dupla função, pois não só facilitará a mobilidade urbana, mas também impulsionará o turismo religioso em nosso estado. O nome que escolhemos reflete isso: Ponte dos Santos Mártires”, explicou o prefeito. Além disso, a ponte proporcionará um acesso mais fácil ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante.

Vale ressaltar que a ideia da ponte foi inspirada na fundação da Capela dos Santos Mártires pelo capelão Padre Murilo Paiva. A oportunidade de aproveitar o potencial econômico, juntamente com a entrega de uma infraestrutura que ajudará a resolver problemas de trânsito na Grande Natal, enfatiza a importância dessa iniciativa, de acordo com o chefe do executivo municipal.

A construção da Ponte dos Santos Mártires é resultado de uma parceria de investimentos entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com um contrato de repasse de R$ 38.310.823,00 por parte do MDR e uma contrapartida da Prefeitura Municipal de R$ 6.786.144,00, assegurada pela Caixa Econômica Federal.

O prazo estimado para conclusão da obra é de 24 meses após o início.

A Ordem de Serviço da Ponte dos Mártires foi assinada em cerimônia na Praça dos Mártires de Uruaçu, na segunda-feira 13 de Novembro de 2023.