Prefeitura anuncia retomada das cirurgias eletivas

Saúde está finalizando chamada pública para montagem da equipe de médico cirurgiões.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (SMS) iniciou o processo de retomada das cirurgias eletivas de pequeno e médio porte no município, que foram paralisadas desde dezembro de 2020, em função da pandemia da Covid-19. Uma Chamada Pública está em fase final e vai permitir a montagem de uma nova equipe de médicos cirurgiões.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, antes da pandemia, o município realizava de 50 a 60 procedimentos cirúrgicos por mês, representando investimento de R$ 100 a 120 mil mensal, sem contar as cirurgias de emergência como as cesarianas, por exemplo.

Na semana passada, foram antecipados procedimentos eletivos no Hospital Maternidade Belarmina Monte. A proctologista da rede municipal, que opera na unidade hospitalar, foi responsável pelas seis cirurgias proctológicas realizadas.

Esta semana, a SMS está referenciando 10 pacientes para cirurgias ginecológicas. “Vamos atender a uma demanda reprimida que é de 300 procedimentos, principalmente ginecológicos. São usuários e usuárias que estão aguardando avaliação ambulatorial “, informou Jalmir.

Com a retomada das cirurgias gerais (hérnia, vesícula, cistos, entre outras), ginecológicas e vasculares (varizes), o município deve voltar à média de 50 procedimentos a cada mês. “Nossa ideia é iniciar o quanto antes o trabalho ambulatorial para avaliação destes pacientes. Os casos mais simples serão autorizados com mais rapidez, já aqueles que dependem de exames pré-operatórios mais específicos vão seguindo o fluxo, de acordo com a ordem de atendimento ou de urgência médica”, enfatizou Jalmir.