Outubro rosa: Mais de 500 mamografias realizadas em SGA; Encerramento aconteceu nesta quinta (28)

Fotos: Isaías Carlos

Foi realizado nesta quinta-feira (28) o encerrando das atividades do outubro rosa. A cerimônia aconteceu no auditório do IFRN Campus São Gonçalo e contou com a presença de gerentes, diretores e servidores da Secretaria de Saúde do município, além de autoridades. Os atores Gleydson Almeida e Sebastião Silva se apresentaram durante o evento.

As Unidades Básicas de Saúde do município promoveram, durante todo o mês, ações para prevenção do câncer de mama. A Prefeitura Municipal disponibilizou mais de 500 mamografias para detecção precoce do câncer de mama durante o período da campanha.

Os exames foram destinados para mulheres de 50 a 69 anos e mulheres de qualquer idade com histórico da doença na família. As mamografias foram realizadas no Hospital Maternidade Belarmina Monte, através de encaminhamentos da UBSs.

De acordo com dados de 2019 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência da doença no Brasil é de 51,29 casos para cada 100 mil habitantes. Importante lembrar que o câncer tem cura, e a busca por ajuda médica de forma precoce colabora com a recuperação.