Livros do projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura” começam a ser entregue nas escolas de SGA

A cidade de São Gonçalo do Amarante está concretizando um projeto de promoção da leitura e escrita entre seus estudantes. Por meio do do Projeto "São

A cidade de São Gonçalo do Amarante está concretizando um projeto de promoção da leitura e escrita entre seus estudantes. Por meio do do Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”, a Secretaria Municipal de Educação está empenhada em cultivar o amor pelos livros e incentivar a criatividade literária entre os alunos das escolas contempladas.

O projeto, que contempla 34 escolas e aproximadamente 10 mil estudantes, visa proporcionar uma experiência enriquecedora de aprendizado por meio da literatura. A iniciativa conta com a parceria da Editora IMPEH e tem como principais objetivos o estímulo a produção de livros pelos próprios estudantes, incentivando não apenas a leitura, mas também a expressão criativa.

Ao comentar sobre a importância do Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”, a Secretária Municipal de Educação, Marluce de Paula, enfatizou sua relevância para o desenvolvimento educacional da região. Em suas palavras: “Este projeto representa nosso empenho na promoção da leitura e escrita em nosso município. Através dele, buscamos não apenas ampliar o acesso aos livros, mas também instigar o potencial criativo dos nossos estudantes, tornando-os protagonistas de sua própria jornada literária.”

O Prefeito Eraldo Paiva também expressou seu entusiasmo com a implementação do projeto, destacando como ele complementa os esforços já em andamento na rede municipal de ensino. Ele afirmou: “A implementação do projeto no município soma-se ao trabalho que já vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. Por meio desse projeto, o aluno é coautor da história no momento em que ele é levado a interpretá-la, recontá-la e ilustrá-la. Ao se trabalhar a leitura e a escrita, também vamos fortalecer a autoestima do estudante.”

Além da distribuição de kits de livros para alunos e professores do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura” promete mobilizar não apenas a escola, mas também as famílias na construção de uma cultura de leitura. A iniciativa busca tornar a leitura uma experiência prazerosa tanto dentro das escolas quanto nos lares dos alunos, ampliando o universo literário além dos limites do currículo escolar tradicional.

Com essa iniciativa, espera-se não apenas cultivar o hábito da leitura, mas também despertar nos alunos o prazer pela escrita e pela criação literária, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e engajados com o mundo ao seu redor. O Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura” promete ser um marco na educação do município, deixando um legado duradouro para as futuras gerações.