IPREV conquista maior nota do estado no Índice de Situação Previdenciária

Das cidades de médio porte, o município tem a segunda melhor nota do Nordeste.

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou o resultado final consolidado do Índice de Situação Previdenciária 2022. O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de São Gonçalo do Amarante foi o que obteve o melhor índice em todo o Rio Grande do Norte, alcançando classificação “A” em regularidade estando a frente das cidades Ceará-Mirim, Cruzeta, Extremoz, Goianinha, Jucurutu, Macaíba, Macau e Mossoró, e em vigésimo lugar entre os melhores RPPS colocados em todo o Nordeste. O município conquistou nota máxima em dois dos cinco índices analisados.

A avaliação é feita de acordo com os índices de regularidade, envio de informações, gestão, suficiência financeira, acumulação de recursos, cobertura previdenciária, classificação em atuária, gestão e transparência, finanças e liquidez.

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada regime.

“Os bons resultados são frutos de sementes plantadas ao longo do tempo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, com responsabilidade e principalmente trabalho em equipe técnica bem qualificada”, destaca Elaine Araújo, presidente do IPREV.