Iniciada as ações do Outubro Rosa

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (11) as atividades da campanha de prevenção, conscientização e combate ao câncer de mama, Outubro Rosa.

A abertura contou com um “Pit Stop” em frente ao Centro Administrativo, onde foi realizada uma cerimônia com a leitura de um cordel alusivo ao tema, interpretado pela coordenadora da saúde da mulher, Hádna Cunha; uma palestra ministrada pela enfermeira Camila Araújo, com informações e orientações sobre o câncer de mama; além da entrega material informativo para motoristas e pessoas que passavam pelo local.

A ação também contou com aulão gratuito de Zumba e o lançamento da campanha de doação de lenços. “Nossas UBSs estão recebendo as doações para no final do mês encaminhar para a Liga Contra o Câncer. Mais uma ação prática que com certeza fará a diferença para muitas pessoas”, destaca Aldenísia Albuquerque, secretária de saúde.

Também participaram do evento as vereadoras Valda Siqueira, Rayure Protasio e Elaine Dantas.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sendo assim, o objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Fotos: Matheus Borges/SECOM SGA