Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante tem 40% da obra construída

Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante tem 40% da obra construída

Um dos maiores hospitais em construção no Rio Grande do Norte, o Hospital Geral de São Gonçalo, está com 40% da obra construída. A obra realizada pel

Um dos maiores hospitais em construção no Rio Grande do Norte, o Hospital Geral de São Gonçalo, está com 40% da obra construída. A obra realizada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante visa ampliar a oferta de serviços de saúde no município e amenizar a insuficiência de leitos na Região Metropolitana de Natal A unidade geral especializada contará com 135 leitos. 

O equipamento de saúde pública terá mais de 11,2 mil m² de área construída e teve sua obra iniciada em junho de 2022. Com o avanço da obra, a previsão é de que o hospital seja concluído em junho de 2024, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. A obra conta com investimento total de R$42.578.159,95, uma economia de 15,46% em relação ao valor inicial. Os serviços de construção do hospital são tocados pela empresa vencedora do contrato, a Comtérmica – Comercial Térmica LTDA.

“Estamos na fase de concretagem das lajes e já com cerca de 40% do total de 11,2 mil m² da obra construído, tendo a área universitária avançado bastante com a fase de reboco sendo feita. A obra tem tudo para ser entregue a população no prazo estimado, estamos trabalhando para isso”, diz a Secretária Municipal de Infraestrutura, Rita do Carmo.  

A unidade hospitalar terá atuação nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, clínica obstétrica e clínica pediátrica, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, sendo 2 isolamentos, leitos de UTI pediátrica, leitos de Unidades de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIc), bloco cirúrgico, leitos de pós-operatório, centro obstétrico, serviço de apoio de diagnóstico e tratamento (SADT), com raio-x, Eletrocardiograma, ultrassonografia, mamógrafo, laboratório de análises clínicas, agência transfusional, lactário, setores de apoio logístico para área administrativo, descanso de profissionais, coordenações de divisão de serviços e serviço de nutrição e dietética com refeitório para funcionários.

“É uma obra que vai ofertar leitos a São Gonçalo e a região metropolitana de Natal e que vai ampliar a oferta de leitos na região, ofertando serviços diversos à população 100% via Sistema Único de Saúde. Me surpreendi com o avanço da obra, que é extremamente importante para o município, pois teremos um dos maiores hospitais do Rio Grande do Norte aqui”, comenta o Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva. 

SGA pertence a 7ª Região de Saúde, localizado na região Metropolitana do RN, compreendendo os municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim e Macaíba, totalizando uma população que representa 38.58% da população do estado. 

No que se refere à porta de entrada do hospital, serão atendidos pacientes adultos e pediátricos nas clínicas médica e obstétrica de urgência; já na clínica cirúrgica serão realizados procedimentos eletivos. No pronto socorro, haverá área para sala de estabilização, sala para pequenas cirurgias, áreas de observação adulto e pediátrico contendo postos de enfermagem com recepções distintas e locais específicos para registro, admissão e classificação de risco. 

O novo hospital também contará com uma ala universitária, para estudantes da área da saúde. O local vai abrigar salas de aulas, biblioteca, auditório, lanchonete, entre outros espaços.

COMENTÁRIOS