Fundação Cultura Dona Militana forma a segunda turma do curso de teatro em São Gonçalo

A Fundação Cultural Dona Militana realizou, na última quarta-feira (7), a cerimônia de encerramento do curso de teatro para atores iniciados. Ao todo, foram entregues 40 certificados para crianças, jovens e adultos, que concluíram suas atividades com a apresentação do espetáculo “Estamos Sem Tempo para Viver”.

Os mais de 300 expectadores, que lotaram o Teatro Municipal, se emocionaram ao assistir a peça baseada na Chacina da Candelária – que trouxe reflexões profundas e atuais sobre o uso de drogas, a prostituição infantil e o abandono. O texto foi escrito pela diretora e atriz Bárbara Cristina, que esteve presente no evento. “Fiquei muito feliz em saber que o município oferece esta iniciativa para um público tão carente de aprender”, afirmou Bárbara.

A peça teatral foi produzida e encenada pelos próprios alunos por meio dos conhecimentos obtidos no processo de formação. O jovem Ismael França, que interpretou o personagem Caveirinha, considerou que o curso, ofertado pela Prefeitura, contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O curso foi um espaço importante para despertar o dom de representar, além de conhecer novas pessoas, realidades e valores e, por isso, vou sentir saudades”, afirmou o formando.

O curso para atores, em seu segundo módulo, teve duração de três meses, com carga horária de 70 horas, cumpridas nos dias de sábado. Foram ofertadas aulas teóricas e práticas ministradas pelo ator, professor e diretor Gleydson Almeida. “É um prazer enorme, como artista da terra, contribuir para a formação de novos profissionais aqui na cidade. O curso, ofertado gratuitamente, é uma contrapartida social da prefeitura ao legado dos artistas são-gonçalenses, a fim de atender uma demanda crescente no município”, afirmou o diretor.

Além de diversos convidados, estiveram presentes no encerramento das atividades do curso de formação, o Presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique, o vereador Geraldo Veríssimo e a primeira-dama Terezinha Maia, representando o prefeito Paulo Emídio.