Festival da Inclusão é realizado em São Gonçalo

O intuito é oferecer as crianças com deficiência do município a experiência de vivenciar algumas das modalidades paraolímpicas, proporcionando inclusão social delas por meio do esporte, bem como capacitar profissionais do desporto e da educação especial

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria do Estado de Educação, Esporte e Cultura (SEEC), realizou o Festival da Inclusão. Pela manhã, a abertura aconteceu no Auditório do IFRN – Campus São Gonçalo e contou com a presença do prefeito Eraldo.

Quem abriu os discursos foi Letícia Sanchez, secretária adjunta do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Ela, que é surda, se comunicou por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), agradecendo e destacando a importância do Festival para a inclusão de pessoas com deficiência.

O intuito do Festival é oferecer as crianças com deficiência do município a experiência de vivenciar algumas das modalidades paraolímpicas, proporcionando inclusão social delas por meio do esporte, bem como capacitar profissionais do desporto e da educação especial.

“Precisamos sair do discurso e ir para a prática. Nós temos que incluir mesmo. Nossa sociedade é diversa, é plural, ela possui pessoas de todos os tipos. E nós precisamos ter essa inclusão. Esse festival vem em um momento muito importante. É fundamental nós incluirmos as pessoas que estão excluídas pela sociedade”, disse o prefeito Eraldo, que destacou ainda que pretende cada dia mais ampliar o acesso do esporte, cultura e lazer para as pessoas com deficiência.

O festival ainda se estende na tarde desta sexta-feira com práticas realizadas com os alunos inscritos no evento.

Participaram ainda o subsecretário do Esporte e Lazer do RN, Francisco Canindé de França; a vereadora e presidente da câmara, Valda Siqueira; as vereadoras Elaine Dantas e Rayure Protásio; o vereador Tarcísio Fernandes; as secretárias de assistência social, Heide Bezerra; Marluce de Paula, de Educação; e Micael Moreira, secretário de juventude, esporte e lazer.

Fotos: Isaias Carlos e Thiago Bruno/SecomSGA