Educadores de São Gonçalo participam de formação do programa Justiça e Escola

Educadores de São Gonçalo participam de formação do programa Justiça e Escola

Todas as 52 escolas do município devem participar do programa

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), educadores de São Gonçalo do Amarante/RN participam de formação do programa Justiça e Escola. Criado em 2007 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), o programa tem o objetivo de aproximar o Judiciário da comunidade e prevenir conflitos no ambiente escolar.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), todas as 52 escolas do município devem participar do Justiça e Escola, que tem como proposta conscientizar pais, alunos, educadores e a comunidade em geral sobre seus direitos e deveres. As ações do TJ-RN são desenvolvidas por meio de palestras e esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, ética, justiça e aos caminhos do Judiciário.

As formações são ministradas por magistrados, servidores do Judiciário e também por parceiros. Entre os temas estão o funcionamento do TJ-RN, Código de Defesa do Consumidor, deveres e direitos do cidadão, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), violência doméstica, drogas, bullying, entre outros.

Com a formação, realizada nesses dois dias, os educadores devem levar os conhecimentos para as escolas e aplicá-los com toda a comunidade escolar, tornando-se verdadeiros multiplicadores da metodologia “O Caráter Conta”, que é utilizada pelo programa, e fundamenta-se na educação elencada em valores necessários à formação ética do cidadão.

COMENTÁRIOS