Divulgado resultado do Edital para formação e manutenção de grupos culturais

Foram contemplados oito grupos. Cada um receberá incentivo de 15 mil reais.

Foi divulgado no Jornal Oficial do Município (JOM), desta quinta-feira (21), o resultado do Edital 004/2021, da Fundação Cultural Dona Militana (FCDM).

Com o objetivo de colaborar com a formação e manutenção dos grupos folclóricos, parafolclóricos e teatrais de São Gonçalo do Amarante, a Prefeitura Municipal irá auxiliar as agremiações com o incentivo financeiro de 120 mil reais. Foram contemplados quatro grupos folclóricos, três de teatro e um parafolclórico, cada um receberá 15 mil reais.

Em contrapartida, os grupos terão que realizar oficinas para formação de novos brincantes, promover apresentações em comunidades do município e registrar todo o processo em um minidocumentário, para prestação de contas e manutenção da memória dos grupos.

“Nosso município é reconhecido como Berço da Cultura Popular, e fazendo justiça a esse título estamos colaborando para o repasse e manutenção das tradições desses grupos”, destaca Abel Neto, presidente da FCDM.

Os recursos são do Fundo Municipal de Cultura, e homologado pelos integrantes da Comissão de Análise de Projetos (CAP).

Confira os grupos e projetos aprovados pelo Edital:

GRUPO FOLCLÓRICO

1.GRUPO BAMBELÔ DA ALEGRIA / PROJETO: CÔCO DA ALEGRIA;

2.GRUPO BOI CALEMBA PINTADINHO / PROJETO: CALEMBANDO O BAILE DO PINTADINHO;

3.GRUPO CONGOS DE COMBATE / PROJETO: REESTRUTURAÇÃO E MANUTENÇÃO DO GRUPO CONGOS DE COMBATE;

4.GRUPO PASTORIL DONA JOAQUINA / PROJETO: JORNADA DAS CORES – POPULARIZANDO O POPULAR.

GRUPO PARAFOLCLÓRICO

1.GRUPO COCO DO CALEMBA / PROJETO: QUEM TEM HISTÓRIA, CONTA!

GRUPOS DE TEATRO

1.CIA. CULTURAL HUMANARTE / PROJETO: HUMANARTE;

2.CIA DE COMÉDIA OS LOUCOS.COM / PROJETO: MEU NOME É NORDESTE NO MUNDO;

3.GRUPO DE TEATRO UNIÃO GRUTEU / PROJETO: LIVRES PELA VERDADE.