Desfile cívico-cultural de SGA celebra cultura local e é considerado o maior desfile da história do município

No coração do município de São Gonçalo do Amarante, o Desfile Cívico de 2023 transcendeu fronteiras geográficas e se tornou uma celebração única da cultura brasileira e são-gonçalense na última quarta-feira (06). Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, o evento foi um verdadeiro testemunho da riqueza cultural que define a cidade.

Sob o tema “Nossa Terra São-Gonçalense: Um Caminho de Luta e Emancipação”, o desfile reuniu 23 escolas, encantando espectadores com uma profusão de elementos culturais que abraçam o município, o estado e a nação.

Durante o desfile, as ruas do centro de São Gonçalo do Amarante foram palco para a homenagem a grupos folclóricos históricos, tesouros culturais que ecoam o passado e a identidade do município e do Rio Grande do Norte. Entre as homenagens emocionantes, destacaram-se o Boi Calemba, o Pastoril, os Congos de Combate, o Massacre de Uruaçu e elementos da história de emancipação. Paulo Freire, patrono da educação e o padre Thiago Theisen, ilustre patrono da educação infantil do Rio Grande do Norte, também foram reverenciados, ressaltando o valor da educação na região.

O prefeito Eraldo Paiva expressou o significado profundo deste evento cultural: “O Desfile Cívico de 2023 é um tributo à nossa rica herança cultural. Somos um povo unido por tradições profundas, e este desfile é uma celebração de nossa história e identidade como são-gonçalenses e brasileiros.”

Tereza Ramos Rodrigues, moradora do Centro e aos 82 anos de idade, compartilhou sua emoção: “Este foi o maior desfile que eu já presenciei em SGA. Fiquei emocionada com a homenagem aos nossos tesouros culturais e à nossa história, foi muito bonito, grande e cheio de gente”, disse a moradora.

A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais como vereadores e secretários do município.