Cultura

CULTURA   São Gonçalo do Amarante-RN possui uma enorme riqueza cultural. A cidade possui uma Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo

CULTURA

São Gonçalo do Amarante-RN possui uma enorme riqueza cultural. A cidade possui uma Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo setor, cujo objetivo é planejar e executar a sua política cultural por meio da elaboração de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural. Além da secretaria, há também a Fundação Cultural Dona Militana, órgão de administração direta vinculada ao gabinete do prefeito.
O município é destaque no cenário do Rio Grande do Norte quanto à sua produção e aos seus recursos culturais. Conta com o Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti, inaugurado em 2003 e com capacidade para 238 pessoas, além de ser considerado como o templo de cultura de todo o município, sediando vários tipos de evento. São Gonçalo do Amarante também é a terra de algumas personalidades importantes, entre elas a senhora Militana Salustino do Nascimento, conhecida como Dona Militana, a maior romanceira do Brasil e ícone da cultura popular do Rio Grande do Norte. Além dela, destaca-se Larissa Costa que, apesar de ser natural de Natal, foi a Miss Rio Grande do Norte 2009 representando o município de São Gonçalo do Amarante, sendo também Miss Brasil naquele mesmo ano.
São Gonçalo do Amarante sedia uma diversa quantidade de eventos culturais todos os anos. Os principais são a festa de São Sebastião, comemorada em alguns povoados do município no dia 19 de janeiro; a festa de São Gonçalo, realizada em 28 de janeiro, feriado municipal; a Festa dos Motoristas no dia 30 de maio; a festa de Santo Antônio no distrito de Santo Antônio do Potengi em 12 de junho; a tradicional festa de Santa Terezinha realizada na comunidade de Guanduba e a corrida de jegues, ambos em setembro; a festas de São Francisco (realizada nas comunidades de Alagadiço Grande e Rio da Prata), de São Benedito, de Nossa Senhora do Ó (no povoado de Rego Moleiro) e a comemoração aos Mártires de Uruaçu, no mês outubro; a festa de São Judas nos povoados de Jacaré-Mirim e Uruaçu, em novembro e as festas de Santa Luzia (realizada na Igreja Nova e na comunidade Serrinha) e de emancipação política, em dezembro.
São Gonçalo do Amarante conta com bibliotecas públicas, clubes sociais, campos de futebol, ginásios poliesportivos, associações beneficentes, um asilo/abrigo, estádios de futebol, quadras de esporte e um centro cultural. Seu principal clube de futebol é o São Gonçalo Futebol Clube, fundado em 1999.