CRAS: Conheça os serviços oferecidos em São Gonçalo do Amarante

CRAS: Conheça os serviços oferecidos em São Gonçalo do Amarante

Mais de 450 famílias são assistidas por psicólogos e assistentes sociais nas três unidades do CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), intermediado pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realiza o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de 2 mil famílias são assistidas por psicólogos e assistentes sociais nas três unidades do CRAS em São Gonçalo, situadas nas comunidades de Santo Antônio, Padre João Maria e Golandim.

Através do fortalecimento de vínculos entre as famílias e/ou comunidades, os profissionais disseminam a importância do respeito mútuo, abordam aspectos comportamentais das crianças, os valores da família e principalmente o combate ao bullying. Outro aspecto importante do PAIF é a identificação do potencial de cada indivíduo cadastrado no programa, buscando sua inserção em cursos profissionalizantes, além de realizar encaminhamentos ao mercado de trabalho.

No CRAS Santo Antônio, cerca de 100 famílias são atendidas. A demanda é espontânea e acontece diariamente. Existem ainda os casos encaminhados por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde. Para Dona Maria José, mãe de uma das crianças atendidas pelo Centro, o CRAS é de grande importância. “Eu já consigo ver até uma melhora no comportamento do meu filho. Enquanto ele está no centro, eu tenho certeza de que ele está seguro. Definitivamente, o serviço me ajuda muito” afirma Maria José.

Para Cláudia Juliana Rodrigues, coordenadora da unidade em Santo Antônio, “O CRAS realiza um serviço diferenciado. Além de ser um trabalho contínuo com as famílias, atendendo desde as crianças até os idosos, ele enxerga também a potencialidade de cada família, fazendo com que, futuramente, elas busquem sua independência”.

As unidades funcionam de segunda à sexta, de 8h às 12h, e das 13h às 16h.
CRAS – Novo Santo Antônio: Rua central, N°44
CRAS – Padre João Maria: Rua das Artes, N° 1
CRAS – Golandim: Rua Berilo, N° 1316

COMENTÁRIOS