Covid: Vacinação no município começa nesta quarta (20); profissionais de saúde e idosos institucionalizados serão vacinados

Profissional da SMS recebendo a vacina nesta terça (19). Foto: Junior Santos

A cidade de São Gonçalo do Amarante/RN vai iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20), às 10h. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Emídio, o Paulinho, e o secretário Jalmir Simões durante apresentação do plano municipal de vacinação nesta segunda-feira (18).

O município recebeu quantidade insuficiente para essa primeira fase, 563 doses da vacina, e decidiu seguir o critério do Governo do Estado para iniciar a vacinação no município. Serão priorizados os profissionais de saúde que estão em exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito da doença, como Hospital de Campanha, Hospital Belarmina Monte, unidades de saúde, Centro de Pediatria, laboratório e Centro Odontológico; e os idosos abrigados,  da Casa Abrigo.

CADASTRO RN MAIS VACINA

Para receber a vacina é necessário estar cadastrado na plataforma RN + Vacina, do Governo Estadual, que foi criada para gerenciar o processo de vacinação em todo território potiguar. O cadastro pode ser feito previamente −mesmo pelos indivíduos que não fazem parte dos grupos prioritários−, ou na própria UBS, no momento da vacinação através do endereço https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/.

PLANO MUNICIPAL

O plano está dividido em três fases. Na primeira, que inicia na quarta-feira, o grupo prioritário é composto por profissionais de saúde atuantes na linha de frente; idosos com 75 anos ou mais; pessoas acima dos 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI); População indígena aldeada e povos e comunidades ribeirinhas.

Na segunda fase serão vacinados os idosos dos 60 até os 74 anos em qualquer condição. Já a fase três da vacinação é destinada aos indivíduos com condições de saúde que implicam em maiores agravamentos da doença, como diabetes melitus, hipertensão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doença renal, doenças cardiovasculares cerebrovasculares, Indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC≥40).

Lembrando que devido as doses insuficientes para a primeira fase, o município seguiu Nota Técnica do Estado que condiciona o grupo prioritário para a primeira e segunda remessas.