Após as fortes chuvas, Prefeitura realiza visita técnica e analisa projetos para construção de pontilhões no município

Obras vão livrar famílias do isolamento no período chuvoso e nas cheias do Rio Potengi

Em visita técnica, realizada nesta segunda-feira (11), o prefeito Eraldo Paiva acompanhado de secretários municipais, vereadores, engenheiros e projetistas, foram analisadas as condições do Rio Potengi para a construção de pontilhões em pelo menos três pontos.

A Prefeitura Municipal irá construir três pontilhões ligando as comunidades de Poço de Pedra à Igreja Nova, Bela Vista à Utinga e o Centro à Coqueiros, via Sítio Breu. As obras fazem parte do Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante (PAES), através do financiamento do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Os pontilhões foram incialmente orçados em R$ 8 milhões, mas após o processo licitatório o valor caiu para R$ 7 milhões.

De acordo com Eraldo, as obras já foram licitadas e será assinada a ordem de serviço para o início da execução após o período chuvoso. “Essa visita foi para mostrar aos técnicos responsáveis pela obra o grande volume de água que caiu nos últimos dias na cidade, e observar se o planejamento inicial precisa ser alterado. Essa ação é muito importante para toda a população”, revela o gestor.

Os projetos idealizados visam melhorar os acessos e a ligação entre as localidades, melhorando a acessibilidade e mobilidade dos moradores, além de evitar o isolamento das comunidades durante o aumento do nível da água no Rio Potengi. “Após a análise, podemos observar que os projetos estão adequados para comportar esse volume de água causado pelas fortes chuvas, que inclusive é considerado a maior cheia dos últimos anos”, destaca o secretário interino de infraestrutura, Vagner Araújo.

A vereadora Rayure Protasio relatou a melhoria que a construção dos pontilhões irá proporcionar à população. “Essa obra é um sonho de gerações para todos nós que moramos na zona rural, dando mais liberdade e alivio durante o período de chuva”, disse a parlamentar.

Também acompanharam a visita os vereadores Carlinhos Cabral, Edson Valban, Régia David, Tarcísio Fernandes e Thiago Soares; o secretário municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário, Nino Arcanjo; técnicos e responsáveis pelas empresas que irão realizar as obras.