Prefeitura promove agenda cultural durantes festejos de São Gonçalo

Prefeitura promove agenda cultural durantes festejos de São Gonçalo

A igreja matriz, que comemora 300 anos, foi palco para os artistas são-gonçalenses narrarem a história do padroeiro que dá nome à cidade

De 26 de janeiro a 3 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação Cultural Dona Militana, promoveu programação cultural com diversas atrações na Praça Senador Dinarte Mariz, no Centro da cidade, durante os festejos do padroeiro São Gonçalo.

A igreja matriz, que comemora 300 anos, foi palco para os artistas são-gonçalenses narrarem a história do padroeiro que dá nome à cidade. O “Auto do Santo Gonçalo: o peregrino da fé”, reuniu centenas de pessoas nos dias 1 e 2 de fevereiro. Emoção e fé foram os sentimentos que marcaram o espetáculo, que teve 1h e 10min de duração.

As atrações foram promovidas pelo Fundo Municipal de Cultura. Entre grupos folclóricos, bandas e o espetáculo, o investimento foi na ordem dos R$ 135mil.

Igreja Matriz

O que hoje é o principal monumento histórico da cidade, começou com uma capelinha, ainda no início do século XVIII. Foi em 1838, que os trabalhos de ampliação da igreja iniciaram. O término da obra aconteceu dois anos depois. Com três séculos de história, a matriz de São Gonçalo do Amarante é um dos raros exemplares da arquitetura barroca no Rio Grande do Norte. No ano de 1963, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

COMENTÁRIOS